Tenha um desktop acessível através do navegador com Docker + Ubuntu Desktop

O Docker a cada dia que passa me surpreende mais, e dessa vez não foi diferente. Procurando por algumas soluções para resolver alguns problemas pessoais, esbarrei em uma imagem que julguei sensacional e gostaria de compartilhar com vocês.

Bom, de uns tempos pra cá eu vinha pensando em como virtualizar o Ubuntu com uma GUI através do Docker, então, dando umas fuçadas esbarrei em uma imagem que me chamou bastante atenção.

Em resumo a imagem faz exatamente isso que citei acima, ela inicia uma máquina Ubuntu Desktop e a torna acessível através do navegador em uma porta específica.

O mais legal disso tudo é que da forma que tudo foi arquitetado na imagem, ao acessar pelo navegador somos levados a um acesso via VNC já configurado de forma automática também no navegador e é aí onde a mágica acontece.

O idealizador desses e mais alguns projetos bem interessantes é o usuário DOROWU (https://hub.docker.com/r/dorowu/) no Docker Hub.

Dentre outros projetos, ele disponibilizou o TTY via JS e o Ubuntu com LXQTque valem uma olhadinha também.

Bom, chega de lero-lero e vamos testar essa tão falada imagem.

Estando com o Docker instalado em seu computador, apenas rode o comando:

docker run -p 6080:80 dorowu/ubuntu-desktop-lxde-vnc

Prontinho! Agora basta acessar http://localhost:6080 e ter acesso a um desktop completo. 🙂

E o melhor de tudo isso é que você pode, por exemplo, instalar isso em sua VPS (algo parecido com esse post/vídeo — http://bit.ly/docker-vpn — ), e assim acessar um desktop Ubuntu de qualquer lugar do planeta!

Show, não é mesmo?

Enfim, a página do projeto é essa (https://github.com/fcwu/docker-ubuntu-vnc-desktop) para caso queira consultar a documentação e, por exemplo, adicionar uma senha de acesso.

Ahh, e se você ainda não conhece o Docker, passa lá em www.videosdeti.com.br é dá uma conferida em nossos cursos sobre essa tecnologia que tenho certeza que valerá muito a pena! 😉

Como sempre, não deixe de nos seguir nas redes sociais e também de se cadastrar em nossa newsletter semanal.

É isso, gente! Até a próxima! 😉