Primeiros passos com o Vuforia + Unity 3D

Eae pessoal, tudo certo? Vocês já conhecem o Vuforia? Nesse artigo irei demonstrar como dar os primeiros passos com essa grande ferramenta.

Vuforia é uma das plataformas mais usadas no mundo para desenvolvimento de AR (Augmented Reality / Realidade Aumentada), com suporte para os principais telefones, tablets e óculos.

É possível adicionar facilmente funcionalidades avançadas de visão computacional a aplicativos AndroidiOS e UWP, para criar experiências RAque interajam de forma realista com objetos e o ambiente.

Hoje em dia mais de 60.000 aplicativos da Vuforia Engine foram publicados na App Store e no Google Play. O Vuforia também suporta um ecossistema de desenvolvedores ativo com mais de 500.000 desenvolvedores registrados e mais de 45.000 projetos em desenvolvimento.

Com o Vuforia épossivel criar experiências AR para uma variedade de objetos e ambientes.

  • Model Targets para reconhecer objetos por sua forma usando modelos 3D existentes.
  • Ground Plane para colocar conteúdo em superfícies horizontais em seu ambiente.
  • Image Targets para experiências que usam imagens planas, como mídia impressa e revistas.
  • VuMarks para identificar e aumentar objetos específicos como parte de uma série, como brinquedos e produtos de consumo.
  • Multi-Targets são coleções de Destinos de Imagem em um arranjo definido. Eles são uma boa opção para caixas, embalagens de produtos e até outdoors.
  • Cylinder Targets permitem que você use garrafas e latas, ou qualquer imagem cilíndrica, em aplicativos de RA.
  • User difined Targets permitem que você use imagens de câmeras capturadas pelos usuários como Metas de imagem.
  • Object Recognition permite que Object Targets sejam criados por meio da varredura de objetos físicos. Ele permite que você crie aplicativos que reconhecem e rastreiam objetos rígidos complexos.

Vuforia também suporta aplicativos AR + VR com rastreamento de cabeça e uma API de Realidade Mista fácil de usar.

Vuforia é integrado nativamente com o Unity e entregue com o editor Unity. Você pode instalar o Vuforia usando o Unity Download Assistant ou no painel de configurações do XR do editor.

A Integração Vuforia Unity fornece fluxos de trabalho de desenvolvimento ainda mais fáceis e sincronização mais estreita de novos recursos e erros corrigidos com versões Unity.

As opções de licenciamento do Vuforia também mudaram e agora incluem uma opção de implementação gratuita para desenvolvedores do Unity.

Há também um novo fórum de desenvolvedores do Vuforia no Unity.com

Instalando o Vuforia

Faça o download e execute o Unity Download Assistant 2018.2 ou posterior no site da Unity. Aceite os contratos de licença da Unity.

Além do suporte à plataforma (iOSAndroidUWP), selecione Suporte à realidade aumentada do Vuforia na caixa de diálogo seleção de componentes. Em seguida, continue com sua instalação.

Criando um novo projeto

  • Em Project name escolha um nome para se projeto.
  • É recomendado que você use uma configuração 3D
  • Em seguida click em Create project

Assim que o projeto for carregado, perceba que o Vuforia ficara disponivel no menu do Unity Game Object e também em Build Settings e Player Settings.

Próximo passo é ativar o Vuforia em seu projeto, para isso:

  • Acesse Player Settings para ativar o Vuforia na seção XR Settings

Acessando os recursos do Vuforia no Unity

Depois de ativar o Vuforia no Unity, você pode adicionar recursos do Vuforiaao seu projeto no menu GameObject da Unity. Consulte a Visão geral dos recursos para obter mais informações sobre todos os recursos oferecidos pelo mecanismo Vuforia.

Comece adicionando uma ARCamera. Este é um tipo de câmera especial que suporta aplicativos de realidade aumentada para dispositivos portáteis e óculos digitais.

Passos:

  • Adicione uma ARCamera
  • Abra o Vuforia Configuration Inspector global
  • Ativar os bancos de dados de destino
  • Adicione alvos à sua cena

Quando adicionar a AR Câmera lembre de excluir a câmera principal.

Imprimir alvos físicos

Agora é possivel imprimir alguns alvos para trabalhar. Você pode encontrar estes em /Editor/Vuforia/ForPrint. O próprio Vuforia fornece um conjunto completo de impressões de destino de alta resolução para você começar.

Adicionando alvos à sua cena

Você pode adicionar alvos Vuforia à sua cena selecionando os Game Objectsassociados no menu GameObject > Vuforia. Um Game Objects adicionado dentro sua hierarquia de cena e seja visível em sua cena.

Cada objeto de destino pode ser configurado no Inspetor. Selecione o banco de dados e o nome de destino para o destino que você deseja usar.

Adicionando ativos digitais

Nesse ponto você pode adicionar conteúdo digital para aumentar seu destino. Você pode fazer isso simplesmente adicionando seus recursos como filhos do alvo na hierarquia da cena. O conteúdo da criação de conteúdo com um objeto de destino configura automaticamente os comportamentos necessários de renderização e física (consulte DefaultTrackableEventHandler.cs:).

Adicione conteúdo como filho do destino.

Dica: Exclua a Câmera Principal padrão após adicionar uma ARCamera. O ARCamera contém sua própria cena Camera. Você não precisará da Câmera Principal, a menos que você a esteja usando para renderizar uma visão específica da câmera.

Executando a cena

Vuforia fornece um simulador na visualização do jogo que você pode ativar pressionando o botão Play. Você pode usar esse recurso para avaliar e prototipar rapidamente sua(s) cena(s) sem precisar implantar em um dispositivo.

O modo de reprodução é configurado na seção WebCam da configuração Vuforia. Veja também Vuforia Play Mode for Unity.

Construindo e executando em seu aplicativo

Os aplicativos Vuforia Unity são criados e executados da mesma maneira que outros aplicativos Unity para AndroidiOS e UWP.

Enfim, esses são os passos iniciais na utilização do Vuforia com Unity, em breve podemos aprofundar mais nessa grande ferramenta.

Então é isso, caso tenha alguma dúvida em relação a esse post ou mesmo sobre o Vuforia não hesite em deixar sua pergunta ou comentário aqui abaixo, ok?

Ahh, e não esquece de curtir e seguir a Vídeos de Ti nas redes sociais, blz?

É isso. Até a próxima!