Internet das Coisas — IoT e o módulo ESP8266

Em tempos de IoT (Internet Of Things), conhecida aqui no Brasil com Internet das Coisas, um pequeno notável chamado de ESP8266 desponta e é isso que vamos conhecer nesse post.

O lema agora é a criação de projetos que possam se conectar à Internet e apresentem mobilidade. E dentre os diversos módulos que buscam explorar a onda de Internet das Coisas (Internet of Things — IoT), o que vem recebendo grande destaque é o ESP8266, da empresa Espressif.

Módulo ESP8266

ESP8266 é um microcontrolador que inclui, por exemplo, a capacidade de comunicação WiFi, ou seja, com esta pequena placa é possível conectar seus projetos a uma rede sem fio fazendo conexões TCP/IP através de um conjunto de comandos AT.

O nível de sinal a ser trabalhado na ESP8266 em geral é de 3.3V, além também da alimentação do módulo ser 3.3V.

Porém eis que surge então, o módulo ESP8266 NodeMCU, que visa facilitar e solucionar alguns problemas como a tensão de alimentação suportada e o envio de comandos AT para o microcontrolador ESP8266.


Módulo WiFi NodeMCU ESP8266

O módulo NodeMCU ESP8266 contém vários pinos digitais disponíveis e uma interface USB para a programação utilizando uma só placa. Além de contar com um conversor TTL-Serial e um regulador de tensão 3.3V, o que permite a ligação direta da placa a uma porta USB de um computador (que geralmente é de 5V).

Resumindo, esta placa possui todos os requisitos necessários para receber os comandos via programação.

O mais legal, principalmente para aqueles que já são amantes da programação em Arduino, é que a NodeMCU além de poder ser programada via linguagem de programação LUA, pode ser programada também via IDE do Arduino.

Vale destacar que esta placa tem um custo baixíssimo, de aproximadamente R$15 a R$30 (podendo ter um custo menor em sites de produtos xing-ling ;-)), e pode substituir o Arduino em diversos projetos, levando em conta sempre suas limitações, como tensão lógica e quantidade de portas.

Por enquanto é isso pessoal, caso tenha alguma dúvida em relação a este post, pode deixar sua pergunta no comentário aqui abaixo, blz?

Não deixe de seguir a Vídeos de TI nas mídias sociais, para ficar por dentro de diversos conteúdos relacionados a tecnologias em geral.

Até a próxima! Vlwww.